Paginas

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Creatina

O que é a Creatina?
 
A Creatina é um aminoácido (os aminoácidos são a base de formação das proteínas) produzido no nosso corpo pelos rins e fígado, proveniente da alimentação através da carne e produtos animais. A Creatina (creatina mono-hidratada) é uma substância incolor, cristalina e usada pelo tecido muscular para a produção de fosfocreatina, um factor muito importante na formação de adenosina trifosfato (ATP), a fonte de energia para a contracção muscular e tantas outras funções no nosso corpo.

Como actua a creatina no nosso corpo?

No nosso corpo, a creatina
é alterada para uma molécula chamada “Fosfocreatina” a qual actua como reservatório de armazenamento para a energia rápida. A Fosfocreatina é sobretudo importante em tecidos como os músculos voluntários e para o sistema nervoso, os quais requerem periodicamente grandes quantidades de energia.

Porque é que os atletas consomem a Creatina?

Estudos demonstraram que a creatina pode melhorar a performance dos atletas em actividades que requerem explosões rápidas de energia, tal como na corrida para os Sprints, e pode ainda ajudar os atletas a recuperar mais rapidamente dessas mesmas explosões.
A Creatina é, no entanto, mais adequada para os culturistas, pois ajuda ao aumento da massa muscular em vez da resistência muscular, sendo, por isso, menos apropriada para atletas que participem em actividades desportivas de resistência. No entanto, o aumento da massa muscular pode dever-se à retenção de líquidos e não ao aumento do tecido.


Que horas tomar a Creatina?
 
Muitas pessoas acreditam que tomar a creatina antes do treino é o ideal. Ela ajuda a ter mais força durante o treino. A creatina é responsável pela hidratação das células musculares, o que contribui para a síntese da proteína. Mais íons são retidos nas celular musculares o que faz com que o nitrogênio aumente.
Porem após o termino do treino seus músculos precisão se recuperar do longo esforço feito durante o treino. Como os efeitos da creatina não instantâneos, o mais aconselhável é tomá-la após o treino. Isso ajudara você a se recuperar mais rápido. Você também pode dividir as doses, metade antes e metade depois do treino. 

Estrutura molecular da Creatina
 
Benefícios da Creatina

1 - Garante energia adicional para os músculos.

No organismo existe um composto chamado ATP (Tri-Fosfato de Adenosina). É desse composto que o corpo consegue gerar energia rapidamente. Quando você está fazendo uma atividade de explosão muscular, os seus músculos vão precisar de energia rápida. Esta energia é provida através da ATP.

Quando os músculos usam a ATP como fonte de energia, ela é quebrada em duas substâncias mais simples chamadas ADP (Di-Fosfato de Adenosina) e fosfato inorgânico. Este processo libera energia para os músculos se contrairem, mas infelizmente não temos um estoque infinito de ATP.

É aqui que a creatina desempenha seu papel, ela entra em reação com a ADP. Quando a creatina entra em reação com a ADP ela transforma-a de volta em ATP, e mais ATP nos seus músculos resulta em mais força.


2 - Aumento da Síntese Protéica

A creatina faz aumentar a síntese de proteína. Quanto maior a síntese, maior o ganho de massa muscular.


3 - Volume dos músculos

Quanto mais creatina uma célula do músculo levar, também eleva-se a quantidade de água em seu interior, isto é, promove um fenômeno chamado volumização das células ou hidratação intracelular. Quando você toma creatina, a célula muscular é hidratada e ela aumenta de tamanho. Quando a água entra no músculo, ela cria um ambiente mais propício para o crescimento de novos músculos, pois a água leva também para dentro do músculo nutrientes importantes, como as proteínas, vitaminas e minerais.

Onde comprar?


UP! Nutrition - Unidade Serra Negra
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário