EXERCÍCIO PARA PESSOAS COM ESCOLIOSE
Por:
Prof. Mes. Paulo Gomes
Existem diversos tipos de desvios posturais como, por exemplo, cifose, hiperlordose e escoliose. Dentre eles, a escoliose é um dos que mais causa desconforto e limitações nos pacientes, sendo caracterizada pelo desvio lateral da coluna (ver figura abaixo). Em alguns casos, o desvio é tão acentuado que a solução para melhorar a condição do indivíduo é o processo cirúrgico. No entanto, em vários casos o exercício pode contribuir para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas.
Nesse contexto, alguns cuidados necessitam ser tomados na prescrição de um programa de exercícios para indivíduos com escoliose. Primeiramente, devem ser evitados exercícios que fazem a compressão da coluna vertebral, ou seja, aqueles exercícios em que a carga age sobre a coluna como, por exemplo, agachamento com barras nas costas ou na máquina (ver figura abaixo - Guia dos movimentos de musculação, Frederic Delavier, Editora Manole).
Em contrapartida, exercícios que fazem a tração da coluna como, por exemplo, alongamentos e alguns exercícios de musculação trazem grandes benefícios. Um alongamento simples que pode ser realizado é pendurar-se num espaldar fazendo com que haja uma grande tração da coluna vertebral. Em relação à musculação, exercícios como a puxada no pulley também proporcionam a tração da coluna (ver figura abaixo - Guia dos movimentos de musculação, Frederic Delavier, Editora Manole).
Nenhum comentário:
Postar um comentário