Afinal, o que vem a ser mesmo estes tais “Chá Branco", "Chá Preto", “Chá Verde" e agora também o "Chá Vermelho"?
O Chá Branco, Chá Verde e Chá Vermelho são ricos em polifenóis que abrangem os flavonóides, taninos, catequinas, etc. Eles possuem alta ação antioxidante, atuando no combate aos radicais livres; proporcionam um aumento no consumo energético, acelerando o metabolismo de lipídios e carboidratos, auxiliando desta forma no emagrecimento; melhoram o funcionamento hepático e possuem efeito diurético considerável.
Polifenóis: são derivados de várias plantas, são substâncias antioxidantes, que evitam a ação destrutiva das moléculas de radicais livres que degeneram as células, auxiliando, por exemplo, no combate ao envelhecimento.
-taninos: auxiliam a diminuir as taxas do LDL (colesterol ruim) e fortalecem as artérias e veias favorecendo a prevenção de doenças cardíacas e circulatórias.
-bioflavonóides e catequinas: As catequinas atuam também contra desordens do metabolismo lipídico e apontam para uma redução do risco de doenças cardiovasculares. Os bioflavonóides são antioxidantes, compostos que neutralizam os radicais livres, substâncias que causam doenças no organismo. Os bioflavonóides ajudam a manter as artérias, ativar a circulação do sangue e diminuir o nível de colesterol.
Eles possuem ácido fólico, cafeína, flúor, manganês, óleo essencial, potássio, teofilina, vitamina C, vitamina K, vitamina B1, vitamina B2 e vitamina B6.
Os principais tipos diferentes de produtos para infusão são provenientes da mesma planta Camellia sinenses (árvore originária do Sudeste Asiático, China e Índia) ,
porém colhidos e processados de formas distintas.
Assim temos as diferentes denominações:- o Chá Verde (Green Tea), o Chá Branco (White Tea), o Chá Vermelho (Red Tea ou Dark Tea) e o Chá Preto (Black Tea). A principal diferença entre eles é o grau de fermentação.
Obs:- **Enquanto chá verde é extraído de folhas da planta, o chá branco, é extraído de gomos das partes superiores da planta, que darão origem a essas folhas. Pode-se incluir algumas folhas junto com os gomos, mas apenas folhas jovens (novos botões que cresceram) e que não sofreram efeitos de oxidação; os botões são protegidos da luz do sol para prevenir a formação de clorofila.
No chá preto, ocorre a fermentação e são utilizados folhas e caules. Ele contém alto teor de cafeína. Por isso atualmente há uma tendência de se usar preferencialmente as demais variações do chá.
Benefícios do Chá Branco, Chá Verde e Chá Vermelho:
-Aceleradores do metabolismo dos carboidratos e lipídios;
-Favorecedores da redução dos níveis de colesterol (principalmente o LDL – considerado o “mau colesterol”) e triglicérides;
-Depurativos;
-Neutralizadores dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce das células e alterações celulares;
-Desintoxicastes, diuréticos, evitando a retenção de líquidos,
-Facilitadores da digestão.
Informações adicionais:
O processo básico para preparação do Chá Branco consiste em secar, desidratar, selecionar, aquecer, cortar e misturar.
Polifenóis totais: 16%.
Taninos: 10%.
Cafeína: 2%.
O Chá Verde é totalmente não fermentado por causa do processo de eliminação das enzimas. A eliminação das enzimas, a secagem e a mistura são os processos básicos para a preparação do Chá Verde. As folhas são colhidas ainda jovens, antes de estarem completamente desenvolvidas. É submetido rapidamente à secagem e as folhas são enroladas ainda quentes e então são expostas ao vapor d’água e depois a altas temperaturas com a finalidade de eliminar a fermentação. Logo após são secas rapidamente, adquirindo assim um produto final de cor verde escura e formato enrolado.
Polifenóis totais: 10%.
Taninos: 8%.
Cafeína: 1,5%.
O Chá Vermelho tem o grau de fermentação entre o chá verde (não fermentado) e o chá preto (fermentado), porém o seu processo de fermentação que é mais curto, o que origina uma fragrância suave. Como conseqüência da oxidação parcial, o Chá Vermelho apresenta um teor de cafeína médio e um aroma não agressivo.
Polifenóis totais: 7%.
Taninos: 4%.
Cafeína: 1,5%.
O Chá Vermelho se diferencia pela fermentação que ocorre no final do processo de preparo do mesmo. A primeira etapa de preparação do Chá Vermelho é a eliminação das enzimas. Logo em seguida, as folhas são misturadas, o que irá aumentar o aroma do chá. Após a mistura, permanece determinado período secando. Para finalizar, ocorrem as etapas de fermentação, onde o Chá Vermelho irá adquirir a sua coloração característica e finalmente a secagem.
Somente após todas as etapas descritas, as folhas são selecionadas e a preparação do Chá Vermelho se encerra.
Embora o Chá Vermelho tenha o gosto parecido com o do chá preto, ele tem sua própria categoria. O Chá Vermelho é obtido das folhas selecionadas da planta Camellia sinensis, em estágios diferenciados de desenvolvimento. Não é permitida uma completa secagem das folhas o que promove uma fermentação na planta devido à ação de bactérias desejadas. A partir do processo de oxidação especial das folhas de chá verde, obtemos o Chá Vermelho, o qual é, muitas vezes, erroneamente considerado como uma subclasse de chá preto. Este no entanto, é um produto muito mais raro de ser encontrado. Suas qualidades incluem um efeito protetor do sistema cardiovascular e propriedades antioxidantes.
Dosagens e utilização
A dose usual da Camellia sinensis é de 1,5 a 2,5 gramas em forma de cápsulas ou chás instantâneos, embora muitos prefiram a boa e clássica tomada sob forma de infusões (deliciosas!).
A ingestão concomitante do leite pode inibir os efeitos antioxidantes dos componentes polifenólicos, pelo que devemos evitar associar os dois alimentos.
Assim, no caso de cápsulas de qualquer um deles, com conteúdo de 500mg cada, aconselha-se ingerir uma cápsula do chá, 03 vezes ao dia , as quais podem ser ingeridas com 250ml de água (01 copo), ou então, pode-se colocar o conteúdo da cápsula em uma xícara e acrescentar água quente, deixando em infusão por 10 minutos.
Para os preparados instantâneos solúveis de Chá Branco, Chá Verde e Chá Vermelho - dissolver aproximadamente 1 colher de sopa rasa do preparado em 200ml de água quente ou gelada. Não é necessário adoçar
A recomendação é de 3 a 4 copos (200 ml) por dia.
Quais são as contraindicações de uso do Chá Branco, Chá Verde e Chá Vermelho?
Não é recomendado o uso por grávidas, nutrizes, crianças, pessoas com hipertensão, gastrite, doenças renais e glaucoma.
Quem já apresentou arritmias cardíacas deve evitar o consumo excessivo. Atenção para o fato de que pode ocasionar insônia devido à presença da cafeína.
Outras utilizações dos chás
Também se difunde cada vez mais o emprego tópico dos Chás, mais especificamente do chá branco - em cremes hidratantes, loções e sabonetes, uma vez que, dermatologicamente falando, tem propriedades calmantes, hidratantes e antialérgicas.
Fontes:
Dpto técnico lab. Vitalab Ltda
Dr. Jorge Boucinhas - médico, professor da UFRN
Link da matéria: http://www.farmaciaoficinal.com.br/dicas_detail.php?codigo=5
Nenhum comentário:
Postar um comentário