Muita gente se pergunta se o melhor é fazer exercícios aeróbicos antes ou depois da musculação e agora chegou a hora de descobrir
Uma dúvida vem gerando polêmica entre os frequentadores de academia. Afinal, qual a melhor ordem para se realizar os exercícios aeróbicos, antes ou depois da musculação?
Este tema já rendeu muita discussão e divergências. Ao consultar a literatura, é possível encontrar alguns teóricos do assunto que afirmam que o ideal é fazer antes, em contrapartida, existem também os que dizem que os efeitos são mais intensos se os aeróbicos forem feitos depois.
Polêmicas à parte, depois de muitos estudos e análises de profissionais, a conclusão a que se chegou é que a ordem ideal varia de acordo com os objetivos de cada pessoa.
Para quem quer perder peso, a prática do exercício aeróbico após a musculação pode render melhores resultados. Isso ocorre porque ao realizar uma atividade física com pesos, a primeira fonte de energia a qual o corpo recorre é o glicogênio dos músculos. Quando essa substância é esgotada durante a atividade com pesos, ao iniciar o treino aeróbico, o corpo é obrigado a utilizar outra fonte de energia, passando a consumir as células de gordura do corpo.
Já quando você inicia os treinos com exercícios aeróbicos, o corpo leva em torno de 25 minutos para esgotar os níveis de glicogênio e passar a consumir as células de gordura. Além disso, depois do exercício, o corpo entra em uma fase chamada de consumo excessivo de oxigênio, o que estimula o consumo de gordura.
Se o seu objetivo for estimular o ganho de massa muscular, você também deve fazer a musculação primeiro para evitar que a intensidade dos exercícios aeróbicos consumam a energia necessária para o seu treino. Se você começar pelos exercícios aeróbicos, seus músculos tendem a ficar cansados e menos potentes e você não terá a mesma resistência para pegar pesos que teria antes do treino aeróbico.
Já quem tem como objetivo aumentar a resistência física e capacidade cardiopulmonar, o ideal é começar pelos exercícios aeróbicos para que o treino de musculação não limite a realização eficiente do treino aeróbico.
Quem quer reduzir as medidas dos membros inferiores, deve optar por fazer o aeróbico primeiro alternando o ritmo e a intensidade com pequenos intervalos de recuperação e treinar a musculação em seguida.
Para regular problemas cardíacos e de pressão, recomenda-se que os exercícios aeróbicos sejam feitos primeiro, com intensidade baixa e com duração de no máximo 45 minutos, para em seguida, começar os treinos de musculação.
Em termos de saúde, seja qual for o seu objetivo, o ideal é que você extraia o que há de melhor em cada modalidade. Ainda que seus objetivos priorizem a prática de muculação, os exercícios aeróbicos são fundamentais e vice-versa, pois cada um deles tem benefícios que podem ser complementados para garantir o melhor desempenho para você e melhorar o resultado de seus treinos.
Com base nessas informações, cabe a cada pessoa definir seus objetivos junto com um profissional capacitado e decidir a melhor ordem para a relização dos exercícios.
E lembre-se sempre que, antes de iniciar qualquer tipo de atividade física, você deve fazer exames médicos para garantir que possa aproveitar ao máximo os benefícios da prática esportiva, sem comprometer a saúde.
Tenha um excelente treino!
Fonte: http://www.dicasdemulher.com.br/exercicios-aerobicos-antes-ou-depois-da-musculacao/
Nenhum comentário:
Postar um comentário